[Movie] O Livro de Cabeceira/ The Pillow Book - 1996

Diretor e Roteirista:
Peter Greenaway
Elenco:
Vivian Wu como Nagiko
Yoshi Oida como O Editor
Ken Ogata como Pai de Nagiko
Ewan McGregor como Jerome

“Deus moldou em argila os primeiros seres humanos e pintou nos olhos, nos lábios e no sexo de cada um deles um nome e uma bênção para ajudá-los a seguirem o seu caminho na vida. Se Deus aprovava a criação, ele assinava seu próprio nome e depois concedia o sopro de vida”

Filha de um calígrafo e escritor japonês de Kyoto, Nagiko herdou do pai o amor pela leitura e pela beleza da caligrafia, como também o costume de a cada aniversário escrever em seu rosto ou nas costa os versos sobre a criação do homem. Assim com passar dos anos Nagiko agora casada tenta manter seu vinculo com seu pai através da escrita sempre com o sonho de um dia torna-se uma escritora como ele.

Devido a inúmeras discussões com seu marido, ela pede o divorcio e para se sustentar começa a trabalhar como modelo em Hong Kong. Ao mesmo tempo em que cresce em sua carreira ela coleciona amantes. Sempre obcecada por sua paixão pela caligrafia ela pede que seus amantes escrevam no corpo dela, não importando o conteúdo desde que simplesmente escrevessem. Nagiko tenta seguir os passos da cortesã, Sei Shonagon e obter o prazer do corpo através da literatura e/ou visse versa.

Certo dia Nagiko conhece Jerome, ele praticamente a desafia escrever no corpo dele. E é assim que ela começa seu livro e com a ajuda do Jerome consegue que o Editor aceite publica-lo. O Editor que é homossexual é seduzido pela forma que os textos são apresentados e começa a transcrever do corpo de Jerome e ao mesmo tempo transforma Jerome em seu amante. A trama do filme começa ficar mais intensa e dramática a partir deste ponto, e os personagens têm suas vidas e as próprias mortes entrelaçadas com a literatura.

O filme que já em seu título ressuscita um pouco da história da cortesã Sei Shonagon que teria vivido no ano 1000. Sei Shonagon havia escrito um Pillow Book [livro de cabeceira] uma espécie de diário onde ela colocava poesias, observações, queixas e tudo que achou interessante durante seus anos na corte da Dinastia Imperial Japonesa.

Importante destacar os efeitos visuais usados durante o filme, modelos inusitados que recortam e preenchem a tela de maneira muito bela com particular destaque para os utilizados durante a apresentação da série de livros provocativos escritos por Nagiko sobre os corpos de jovens atraentes. O Livro de Cabeceira conseguiu junta elementos como um ótimo diretor/roteirista e uma história intensa criando praticamente uma obra literária na tela.

PS: O Livro de Cabeceira tem censura 18 anos.

No comments: