Hana Yori Dango [Boys Before Flowers / Boys Over Flowers]

Tudo que Makino Tsukushi queria era passar desapercebida durante os anos em que estudava no colégio de elite Eitoku. Por ser um colégio no qual as mais ricas e influentes famílias do Japão colocavam seus filhos, ela se sentia um peixe fora d’água no meio de tanta prepotência. Ela estava decidida a levar uma vida tranqüila e não se envolver com nada nem ninguém no colégio, principalmente com os F4.

F4 é o nome resumido para a denominação “Quarteto de flores”, este grupo era formado pelo temperamental Doumyoji Tsukasa, o misterioso Hanazawa Rui, o mulherengo Nishikado Soujirou e o playboy das mulheres mais velhas, Mimasaka Akira. Conhecidos em todo Eitoku por fazerem parte da nata da sociedade por seus pais serem os mais poderosos e influentes no país, eles tinham criado um status social mais elevado da escola de forma que eles comandavam a escola. Todos tinham que agir de acordo com suas regras inclusive a diretoria por isso mesmo sendo alunos eles não usavam uniformes. Dentre todos seus privilégios e abusos, o pior que ele impunham era uma tarja vermelha que marcava quem a recebesse como alvo para todas as provocações e insultos possíveis.

Apesar de viver nesse ambiente de injustiça Makino Tsukushi estava conseguindo controlar seu forte gênio, até que um dia sua colega de classe esbarra com Doumyoji Tsukasa, que não perde a chance e humilha-la. Diante daquela cena o Makino Tsukushi não agüenta e termina intercedendo e defende a amiga. No dia seguinte lá está a Tarja vermelha em seu armário, e ai começa o inferno na vida dela, sendo perseguida e maltratada por seus próprios colegas de classe. Para que pensa que ela não agüenta a situação e que assumi o papel de vitima a espera de um “salvador” está completamente enganado, pois é nesse momento que Makino Tsukushi mostra toda fibra e força de sua personalidade. Ao invés de fugir ela, encara Doumyoji Tsukasa e desafia os F4, afirmando que não se renderia. Doumyoji Tsukasa tenta varias estratégias, mas nada parece abalar a confiança e a força dessa garota.

Doumyoji Tsukasa que nunca havia sido desafiado percebe quão incrível é a personalidade de Makino Tsukushi, de tal forma que com o tempo ele começa a se enamorar por ela. Decido a conquista-la ele tentará de tudo inclusive seduzi-la com dinheiro, mas Makino Tsukushi o acha um idiota mimado e não dar chance as suas tentativas. E para complicar mais ainda a situação Makino Tsukushi está na verdade interessada no misterioso e indolente, Hanazawa Rui.

Esse será apenas o começo das aventuras de Makino Tsukushi e os F4, muito, muito mais ainda se espera para acontecer nessa história. Não perca a chance de ler Hana Yori dango.
Ele é um mangá extremamente envolvente, impossível abandona-lo após seu primeiro volume. Uma história que consegue uma mistura perfeita entre comédia, romance, drama fazendo um mix de emoções onde em um momento você pode está rindo para em seguida já está emocionado. Acredito que o sucesso dessa serie está essencialmente na consistência de seus personagens que conseguem cativar o leitor e de ser forma transbordam vida em todas as páginas. Tal como o traço da autora os personagens vão amadurecendo durante a narrativa e cada vez mais vão fascinando. Com certeza quem começa essa serie nunca se arrependerá e só terá um problema o eterno gostinho de “quero mais” que afeta todos os fãs.

Criado pela Kamio Yoko, em 1992, no total foram publicado 36 volumes. Seu ultimo volume saiu em 2003, mas graças a seu enorme sucesso e seu final um tanto instigante, a autora lançou um especial esse ano, onde traz uma pequena seqüência. Na verdade todos esperavam algo a mais desse especial, mas essencialmente ele é apenas um recorte de algum tempo depois do final do volume 36, e de fato não acrescenta muita coisa ao curso da história, mas pelo menos dá pra matar um pouco da saudade da série.

Hana Yori Dango expandiu seus horizontes e chegou em todo mundo com enorme sucesso. Seu titulo pode também ser encontrado como "No me lo digas con flores" "Boys Over Flowers". Esse sucesso também lhe rendeu um filme em 1995, um anime com 51 episódios de 1996 e um anime movie em 1997, todas eles tentam seguir a história original do mangá, mas por serem lançados antes do final do mangá muitas situações e personagens são diferentes.


Mas o frutos de maior sucesso com certeza são o TwDrama denominado, Meteor Garden e o JDrama Hana Yori Dango.

[TwDrama] Meteor Garden I [1ª fase]

Episódios: 27 [1ª fase] 2001/ 31 [2ª fase] 2002
Elenco:
Barbie Xu como Shan Cai
Jerry Yan como Dao Ming Si
Vic Zhou como Hua Ze Lei
Ken Zhu como Xi Men
Vanness Wu como Mei Zuo

Essencialmente segue a historia de Hana Yori Dango, exceto que os nomes dos personagens mudam e claro o fato desse TwDrama ter ido ao ar enquanto a serie ainda estava sendo publicada você vai achar pontos bem diferentes. Esses pontos são bem razoáveis para uma adaptação e não chega a atrapalhar no percurso da história. Vale destacar que o sucesso desse drama foi tão grande que o grupo dos F4 terminaram assumindo-se como um grupo musical e fazem muito sucesso.


Meteor Garden II [2ª fase]

Nessa fase de fato as mudanças na história foram radicais, praticamente uma continuação em mundo paralelo ao do mangá. Encontrar semelhanças ou tentar localizar algo de Meteor Garden II no mangá é uma missão impossível, exceto por alguns pontos que tem uma vaga semelhança com os caminho de Hana Yori Dango. Nessa fase todos terminam indo a Espanha e lá Dao Ming Si sofre um acidente e perde a memória e a partir desse ponto que todas a historia vai se desenvolvendo. Onde Shan Cai vai procurar seu amado e tentar recuperar a memória dele.

[JDrama] Hana Yori Dango – 2005


Episódios: 15
Elenco:
Inoue Mao como Makino Tsukushi
Matsumoto Jun como Domyoji Tsukasa
Oguri Shun como Hanazawa Rui
Matsuda Shota como Nishikado Sojiro
Abe Tsuyoshi como Mimasaka Akira
Sato Megumi como Sanjou Sakurako

[Comentário pessoal] Bela "Makino" :Cenários bonitos,trilha sonora impecável... sem falar nas excelentes atuações de Inoue Mao e Matsumoto Jun. É uma pena que em 9 episódios não dá pra contar toda a história mangá, que alias, é um dos melhores mangás que eu já li. (Leitura obrigatória pra quem gosta de shoujo!)Alguns personagens e situações foram fundidos e inseridos também.Certas adaptações eu gostei bastante e outras não, mas daí é apenas uma questão de gosto.Estou torcendo para que a segunda fase da série continue qualidade da primeira! É uma novela divertida, vale a pena assistir!

Obs: HYD 2 está previsto para ir ao ar em 5 de janeiro de 2007.


Sites para outras informações:
http://hydbrasil.cjb.net/
http://www.shoujohouse.clubedohost.com/Shoujo/hana.html
http://www.hyd-es.com/

1 comment:

Anonymous said...

Adorei ter participado do seu blog! E ficou muito bom o seu texto referente ao mangá.Parabéns!
=)