[Kmovie] Sympathy for Lady Vengeance – 2005

Diretor:
Park Chan-wook
Roteiro:
Jeong Seo-kyeong
Park Chan-wook
Elenco:
Yeong-ae Lee como Geum-ja Lee
Min-sik Choi como Mr. Baek



Geum-ja Lee: "Listen carefully. Everyone make mistakes. But if you committed a sin, you have to make an atonement for that sin. Atonement, do you know what that means? Big Atonement for big sins. Small Atonement for small sins."

Quando tinha 19 anos, Geum-ja Lee já tinha problemas suficientes criando sozinha sua filha recém nascida quando foi acusada pelo seqüestro e homicídio de um menino de cinco anos. Com ampla cobertura da imprensa o caso comoveu a sociedade principalmente no momento em que Geum-ja é confessa o crime. Condenada a 13 anos de prisão e com sua filha mandada para a adoção o único desejo que carrega é o de vingança.

Dentro desses anos de cárcere Geum-ja percebeu que a maior arma que tinha em mãos para sobreviver na prisão era a bondade. Assim ela entrega-se a religião, usando-a como ferramenta e inicia um processo de “altruísmo” junto as demais prisioneiras. Sob a égide de “anjo” ela conquista as prisioneiras e começa a tecer sua rede para alcançar sua vingança.

Ao sair da prisão chega o momento de por todo seu plano em ação seu alvo é Mr. Baek, o verdadeiro culpado do seqüestro do garoto e o responsável pela sua confissão do crime. Há 13 anos atrás ele havia seqüestrado a filha de Geum-ja e a obrigado a assumir o crime. Movida pelo seu desejo de vingança e ao mesmo tempo por ter uma chance de reconquistar e ser perdoada por sua filha, Lady Vengeance realmente conquista a simpatia do público.

Esse filme vem carregado de uma simbologia, onde temos como base às cores, como o branco que indica a pureza e a arrependimento e no vermelho o pecado, a vingança. Esse detalhe é percebido em todos elementos como o bolo de tôfu, a neve e a sombra vermelha nos olhos de Geum-já. Conhecido por seus trabalhos anteriores Oldboy (2003) e a Sympathy for Mr. Vengeance (2002), o diretor Park Chan-wook completa sua “trilogia da vingança” com Sympathy for Lady Vengeance fechando com chave de ouro.

No comments: