Hallyu Map: por dentro dos filmes e dramas

Inspirados no seriado americano “Sex and the City” que depois da sua exibição na TV transformou certo lugares de Nova York em pontos turísticos. A prefeitura de Seul, Coréia, lançou o “Hallyu Map”. Gratuito, ele vem escrito em inglês, japonês e chinês destacano todos os lugares de Seul que apareceram em dramas coreanos e filmes.

Segundo a Organização de Turismo Nacional Coreana, o número de turistas estrangeiros que visitaram a Coréia em assim chamadas viagens de Hallyu excedeu o 1 milhão em 2005. Esses turistas visitam lugares onde os filmes coreanos ou os dramas foram disparados e às vezes, se encontram com artistas coreanos populares, como Bae Yong-junou e Song Seung-heon.

Considerando-se a popularidade crescente de filmes coreanos e dramas no contexto internacional, Seul planeja promover esses lugares famosos, como uma parte do seu marketing de turismo Hallyu estratégico. Além dos cenários, o mapa também indica lojas onde estrelas de filmes e de dramas podem ser vistas e as escolas de dramaturgia da quais eles derivaram. Também há dicas de outras atrações turísticas e bons lugares para visitação. “Hallyu Map” pode ser encontrado em várias cabines de informações turísticas e aeroportos em agências de viagem.

Assim o turista pode ver na vida real as cenas de rua que fizeram parte das locações como, por exemplo: o distrito de compras Myeongdong que já serviu de fundo para inúmeras cenas. Outra referencia é Yousei University's campus onde o temos como pano de fundo para “My Sassy Girl”, “Beautiful Days” e o famoso filme “The Classic”. Também é recomendado no mapa a Choong Ang High School do drama “Winter Sonata”. Neste local há vendedores de rua aproveitam para oferecer lembranças. Já a área em volta da Universidade Hongik rodeada por seus clubes de hiphop, de bandas ao vivo, Hongdae é um lugar famoso com coreanos jovens e estrangeiros, foi locação para o drama “Spring Waltz”.
No último mapa foram incluídos o Palácio Changdeokgung, de "Daejanggeum", o Namsan Tower (Beautiful Days, 2001) e o Han River (The Host, 2006). Uma boa referência para o lanche é o Duchamp, uma espécie de loja de café e sobremesas que ficou famosa depois de aparecer no kdrama “My Lovely Samsoon”.

Uma dica é antes de traçar seu roteiro de viagem, os visitantes podem acessar o www.hellohallyu.com, um site da Organização de Turismo de Coréia que lista os filmes coreanos e dramas com informações sobre o enredo e localidades onde filmaram.

No comments: